Livres Pensadores

Roosevelt Andolphato Tiago

Espiritismo somente com fidelidade em Allan Kardec
Veja também nosso site oficial

Preconceito Espírita contra os livros de autoajuda

Por várias oportunidades, ouvimos alguns amigos Espíritas, dizerem que alguns livros não são
Espíritas, mas sim de autoajuda, sempre com ar de reprovação...

Existe aí um defeito de observação, afinal, o que faz um livro ser Espírita, não é o seu gênero literário, mas sim a concordância com as Obras de Allan Kardec e por isso são chamadas de: Básicas.
Existem no mercado muitos livros ditos Espíritas e até mediúnicos, mas sem guardar fidelidade ao que ensina as Obras Fundamentais, seja de que autor for, encarnado ou não, servem para entretenimento e até podem ser vistos como ficção, mas sem Kardec, sem Espiritismo.

Um estudo mais sério, evidencia que TODA a Doutrina Espírita é autoajuda, afinal, não possui a finalidade de resolver os problemas do homem, mas de fornecer orientações, capacitá-lo, para que ele resolva seus próprios problemas, portanto: Autoajuda.
No Evangelho, podemos colher várias situações que nos conduzem a mesma compreensão, a exemplo: “Ajuda-te, que o Céu te ajudará...”, ou ainda “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” e por aí segue...

Em O Livro dos Médiuns, capítulo XXVI, números 291 e seguintes: "Não, os Espíritos não vêm livrar o homem da lei do trabalho, mas mostrar-lhe o alvo que deve atingir e a rota que o leve a ele, dizendo: Marcha e atingirás! Encontrarás pedras nos teus passos; mantém-te vigilante, e afasta-as por ti mesmo! Nós te daremos a força necessária, se quiseres empregá-la".

Em todas as oportunidades, sempre a ajuda superior é condicionada a postura do homem, primeiro o indivíduo decide mudar e depois, proporcional as próprias ações, a ajuda virá – só depois.
Em outras palavras, “a cada um é dado segundo as próprias obras...” ou seja, tudo depende do que o homem faz de si – autoajuda. Sem falar nas inúmeras oportunidades onde após curar os indivíduos, Jesus dizia: “a tua fé te curou”, em outras palavras, a causa da cura está sempre no indivíduo.

É assim que a Doutrina Espírita é um grande manual de autoajuda, oferecendo ao homem o caminho para crescer, se ele desejar... e por falar nisso, ainda lembramos Jesus ao se definir: “Eu sou o caminho a verdade e a vida...” como a nos dizer, quer chegar onde Eu cheguei... Faz igual – autoajuda! 

# Compartilhar

DEIXE SEU Comentário

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários: